VENHA FAZER PARTE DA FAMILIA UM NOVO CAMINHO

sexta-feira, 12 de março de 2010

JESUS RESSUSCITOU REALMENTE - WWW.CLEOFAS.COM.BR

PROF. FILIPE AQUINO


A Igreja não tem dúvida em afirmar que a Ressurreição de Jesus foi um evento histórico e transcendente.

A Ressurreição de Jesus é ponto fundamental da fé cristã, a ponto que São Paulo pode dizer: “Se Cristo não ressuscitou, vazia é a nossa pregação; vazia também é a vossa fé... Se Cristo não ressuscitou, vazia é a vossa fé; ainda estais nos vossos pecados” (1Cor 15, 14.17). São Paulo chama Cristo ressuscitado “o Primogênito dentre os mortos” (Cl 1, 18).

S. Paulo escreveu aos Coríntios pelo ano de 56 sobre a viva tradição da Ressurreição, que ficou conhecendo. “Eu vos transmiti... o que eu mesmo recebi: Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras. Foi sepultado, ressuscitado ao terceiro dia, segundo as Escrituras. Apareceu a Cefas, e depois aos Doze” (1Cor 15,3-4).

O primeiro acontecimento da manhã do Domingo de Páscoa foi a descoberta do sepulcro vazio (Mc 16, 1-8). Ele foi a base de toda a ação e pregação dos Apóstolos e foi muito bem registrada por eles. São João afirma: “O que vimos, ouvimos e as nossas mãos apalparam isto atestamos” (1 Jo 1,1-2).

Jesus ressuscitado apareceu a Madalena (Jo 20, 19-23);
- aos discípulos de Emaús (Lc 24,13-25),
- aos Apóstolos no Cenáculo, com Tomé ausente (Jo 20,19-23);
- com Tomé presente (Jo 20,24-29);
- no Lago de Genezaré (Jo 21,1-24);
- no Monte na Galiléia (Mt 28,16-20);
- “apareceu a mais de 500 pessoas” (1 Cor 15,6)
- e a Tiago (1 Cor 15,7).

Toda a pregação dos Discípulos estava centrada na Ressurreição de Jesus.

Diante do Sinédrio Pedro dá testemunho da Ressurreição de Jesus (At 4,8-12):
“Então Pedro, cheio do Espírito Santo, respondeu-lhes: Chefes do povo e anciãos, ouvi-me: se hoje somos interrogados a respeito do benefício feito a um enfermo, e em que nome foi ele curado, ficai sabendo todos vós e todo o povo de Israel: foi em nome de Jesus Cristo Nazareno, que vós crucificastes, mas que Deus ressuscitou dos mortos. Por ele é que esse homem se acha são, em pé, diante de vós.

Em At 5,29-30: “Pedro e os apóstolos replicaram: Importa obedecer antes a Deus do que aos homens. O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, que vós matastes, suspendendo-o num madeiro.”

Na casa do centurião romano Cornélio (At 10,39-42), Pedro faz uma síntese do plano de Deus, apresentando a morte e a ressurreição de Jesus como ponto central.

“E nós somos testemunhas de tudo o que fez na terra dos judeus e em Jerusalém. Eles o mataram, suspendendo-o num madeiro. Mas Deus o ressuscitou ao terceiro dia e permitiu que aparecesse, não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus havia predestinado, a nós que comemos e bebemos com ele, depois que ressuscitou. Ele nos mandou pregar ao povo e testemunhar que é ele quem foi constituído por Deus juiz dos vivos e dos mortos”.

S. Paulo em Antioquia da Pisídia faz o mesmo.

“Depois de realizarem todas as coisas que dele estavam escritas, tirando-o do madeiro, puseram-no num sepulcro. Mas Deus o ressuscitou dentre os mortos”. (At 13, 29-30)

Os Apóstolos não acreditavam

“Jesus se apresentou no meio dos Apóstolos e disse: “A paz esteja convosco!” Tomados de espanto e temor, imaginavam ver um espírito. Mas ele disse: “Por que estais perturbados e por que surgem tais dúvidas em vossos corações? Vede minhas mãos e meus pés: sou eu! “Apalpai-me e entendei que um espírito não tem carne nem ossos, como estais vendo que eu tenho”. Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E, como, por causa da alegria, não podiam acreditar ainda e permaneciam surpresos, disse-lhes: “Tendes o que comer?” Apresentaram-lhe um pedaço de peixe assado. Tomou-o então e comeu-o diante deles”. (Lc 24, 34ss)

Nada disto foi uma alucinação, nem miragem, nem delírio, nem mentira, e nem fraude dos Apóstolos. A custo se convenceram. O próprio Cristo teve que falar a Tomé:

“Apalpai e vede: os fantasmas não têm carne e osso como me vedes possuir” (Lc 24,39).

Os discípulos de Emaús estavam decepcionados:

“...nós esperávamos que fosse Ele quem restaurasse Israel... É verdade que algumas mulheres dentre nós nos alarmaram. Elas foram ao sepulcro, antes do nascer do sol; e não tendo achado o seu corpo, voltaram, dizendo que tiveram uma visão de anjos, os quais asseguravam que está vivo. Alguns dos nossos foram ao sepulcro e acharam assim como as mulheres tinham dito, mas a ele mesmo não viram.” (Lc 24, 22-24)

As mulheres foram as primeiras testemunhas: Ora, se os Apóstolos, como afirmam alguns, queriam inventar uma nova religião, por que, então, teriam escolhido testemunhas tão pouco confiáveis pelos judeus?

Os chefes dos judeus tomaram consciência do significado da Ressurreição de Jesus, e, por isso, resolveram apagá-la: deram aos soldados uma vultosa quantia de dinheiro para negá-la (Mt 28, 12-15). A ressurreição corporal de Jesus era professada tranqüilamente pela Igreja nascente, sem que os judeus ou outros adversários a pudessem apontar como fraude ou alucinação.

Os Apóstolos não tinham disposições psicológicas para “inventar” a notícia da ressurreição de Jesus ou para forjar tal evento. Eles ainda estavam impregnados das concepções de um messianismo nacionalista e político, e caíram quando viram o Mestre preso e aparentemente fracassado; fugiram para não ser presos eles mesmos (cf. Mt 26, 31s); Pedro renegou o Senhor (cf. Mt 26, 33-35). O conceito de um Deus morto e ressuscitado na carne humana era totalmente alheio à mentalidade dos judeus.

Jesus morreu de verdade, inclusive com o lado perfurado pela lança do soldado. É ridícula a teoria de que Jesus estivesse apenas adormecido na Cruz.

Os vinte longos séculos do Cristianismo, repletos de êxito e de glória, foram baseados na verdade da Ressurreição de Jesus. Afirmar que o Cristianismo nasceu e cresceu em cima de uma mentira e fraude seria supor um milagre ainda maior do que a própria Ressurreição do Senhor.

Será que em nome de uma fantasia, de um mito, de uma miragem, milhares de fiéis enfrentariam a morte diante da perseguição romana?

Será que em nome de um mito, multidões iriam para o deserto para viver uma vida de penitência e oração? Será que em nome de um mito, durante já dois mil anos, multidões de homens e mulheres abdicaram de construir família para servir ao Senhor ressuscitado?

Será que uma alucinação poderia transformar o mundo? Será que uma fantasia poderia fazer esta Igreja sobreviver por 2000 anos, vencendo todas as perseguições (Império Romano, heresias, nazismo, comunismo, racionalismo, positivismo, iluminismo, ateísmo, etc.)?

Será que uma alucinação poderia ser a base da religião que hoje tem mais adeptos no mundo (2 bilhões de cristãos)? Será que uma alucinação poderia ter salvado e construído a civilização ocidental depois da queda de Roma?

Isto mostra que o testemunho dos Apóstolos sobre a Ressurreição de Jesus era convincente e arrastava, como hoje.

Na verdade, a grandeza do Cristianismo requer uma base mais sólida do que a fraude ou a debilidade mental. É muito mais lógico crer na Ressurreição de Jesus do que explicar a potência do Cristianismo por uma fantasia de gente desonesta ou alucinada.

Como pode uma fantasia atravessar dois mil anos de história, com 266 Papas, 21 Concilios Ecumênicos, e hoje com cerca de 4 mil bispos e 416 mil sacerdotes? E não se trata de gente ignorante ou alienada; muito ao contrário, são universitários, mestres, doutores.

“Cristo morreu e reviveu para ser o Senhor dos mortos e dos vivos”(Rm 14, 9). No Apocalipse, João arremata: “Eu sou o Primeiro e o Último, o Vivente; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos, e tenho as chaves da Morte e da região dos mortos” (Ap 1, 17s).

A nossa vida é ressurreição

“Quando estávamos mortos em nossos delitos, (Deus Pai) vivificou-nos juntamente com Cristo – pela graça fostes salvos! – e com Ele nos ressuscitou e nos fez assentar nos céus, em Cristo Jesus” (Ef 2, 5s).

“Se ressuscitastes com Cristo, procurai as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus.”. (Cl 3, 1-4)

“Fostes sepultados com Cristo no Batismo; também com Ele ressuscitastes, porque acreditastes no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos”. (Cl 2, 12).

“Se nos tornamos uma só coisa com Ele por uma morte semelhante à sua, seremos, também uma só coisa com Ele por uma ressurreição semelhante à sua” (Rm 6,5).“

“Pelo batismo fomos sepultados com Cristo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova” (Rm 6,4).

Data Publicação: 10/04/2008

WWW.CLEOFAS.COM.BR

Nenhum comentário:

COORDENADOR DO UM NOVO CAMINHO

COORDENADOR DO UM NOVO CAMINHO
Lusmar Elias Dos Reis

TESOUREIRO DO UNC

TESOUREIRO DO UNC
LUSMAR ELIAS DOS REIS

COORDENADOR DO MINISTERIO DE COMUNICAÇÃO SÓCIAL ( RÁDIO)- PROGRAMA ORANDO COM VOCÊ .

COORDENADOR DO MINISTERIO DE COMUNICAÇÃO SÓCIAL ( RÁDIO)- PROGRAMA  ORANDO COM VOCÊ .
LUSMAR ELIAS DOS REIS

COORDENADORES DO MINISTÉRIO DE INTERCESSÃO

COORDENADORES DO MINISTÉRIO DE INTERCESSÃO
ENELSON " DE JOELHOS" e LEO "CAMISA AZUL"

COORDENADOR DO MINISTÉRIO DE MÚSICA

COORDENADOR DO MINISTÉRIO DE MÚSICA
JOAO LEANDRO

COORDENADOR DO MINISTÉRIO DE PREGAÇÃO

COORDENADOR DO MINISTÉRIO DE PREGAÇÃO
JESUS EUCARISTICO

CORDENADORES DO MINISTERIO DE ACOLHIDA

CORDENADORES DO MINISTERIO DE ACOLHIDA
SEBASTIAO CARLOS(TIÃO E MARIA APARECIDA (PIRI)

SOMOS UMA FAMILIA

SOMOS UMA FAMILIA
ALGUMAS FOTOS DE NOSSA FAMÍLIA

Quem somos:

Minha foto
SOMOS O GRUPO DE ORAÇÃO PARA JOVENS UM NOVO CAMINHO DA CIDADE DE MANHUAÇU, MINAS GERAIS, COMO GRUPO DE ORAÇÃO TEMOS 20 ANOS.VENHA PARTICIPAR DESTA FAMILIA TODO SABADO AS 19:OOH, NO SALÃO CENTENARIO.(SALÃO PAROQUIAL DA MATRIZ DE SÃO LOURENÇO)

NOSSO NOVO PEDRO

NOSSO NOVO PEDRO
PAPA BENTO XVI

EX-BISPO DIOCESANO DE CARATINGA

EX-BISPO DIOCESANO DE CARATINGA
DOM HÉLIO GONÇALVES HELENO - LEMA: "PROPTER REGNUM DEI" POR CAUSA DO REINO DE DEUS.

ATUAL BISPO DA DIOCESE DE CARATINGA

ATUAL BISPO DA DIOCESE DE CARATINGA
DOM EMANUEL MESSIAS

NOSSO PAI ESPIRITUAL

NOSSO PAI ESPIRITUAL
PADRE LUIZ CARLOS - PAROCO DA PAROQUIA DE SÃO LOURENÇO MANHUAÇU

COORDENADOR RCC NACIONAL

COORDENADOR RCC NACIONAL
MARCOS VOLCAN

COORDENADOR RCC DIOCESANA

COORDENADOR RCC DIOCESANA
RENATO

COORDENADOR RCC DE MANHUAÇU - EDINHO

COORDENADOR RCC DE MANHUAÇU - EDINHO
JOAO RUIZ, PERTENCE AO GRUPO SAGRADA FAMILIA ( CENTRO)

EM MEMORIA - SAUDADES ETERNA

EM MEMORIA - SAUDADES ETERNA
PAPA JOÃO PAULO II - PAPA DA JUVENTUDE

SOMOS FELIZES

SOMOS FELIZES
FAMÍLIA NO ACAMPAMENTO DE CARNAVAL 2009

CD DE ORAÇÃO ORANDO COM VOCÊ.

CD DE ORAÇÃO ORANDO COM VOCÊ.
O GRUPO DE ORAÇÃO UM NOVO CAMINHO LANÇOU O CD DE ORAÇÃO, JUNTO COM O PROGRAMA ORANDO COM VOCÊ.QUEREMOS LEVAR ATÉ VOCÊ A GRAÇA QUE DEUS TE TEM RESERVADO. ESSE CD É PURA OBRA E PROVIDÊNCIA DE DEUS. E QUEREMOS, COM A RENDA DO CD, RESTAURAR A CAPELA DE SANTA TEREZINHA(NOSSA MADRINHA), QUE SE LOCALIZA NO JARDIM DO HOSPITAL CEZAR LEITE. CONTAMOS COM A SUA COLABORAÇÃO E DESEJAMOS QUE DEUS, ATRVÉS DESTE CD, POSSA TE TOCAR E TE CURAR. DEUS ABENÇOE A TODOS. MATEUS LACERDA - MINISTÉRI DE MARKETING UM NOVO CAMINHO - mateusunc@hotmail.com

PARA PENSAR, PENSAR, PENSAR... TUDO ESTA DETERMINADO.

BOM DIA IRMÃOS(AS), algumas pessoas dizem que tudo esta determinado, tudo foi marcado por Deus, só vivemos aquilo que Deus escreveu que viveriamos. então, o que vamos pensar apartir de agora? Vamos pensar que não temos culpa de nada, pois tudo estava determinado, a violência como o aborto não é
culpa nossa! Que bom para todos, menos um peso. A prostituição infantil ou adulta é coisa marcada, foi Deus que escolheu pra mim, apenas realizo a vontade de Deus. Então quer dizer que a mentira, o odio, o uso de drogas, as pessoas que são mortas por vingança, não é minha culpa? ufa...to aliviado, mas então não valeu de nada buscar a confissão, não era eu o culpado e SIM DEUS, ELE é culpado. DEUS é culpado dos meus atos.OBAAAAAAAAAA, ISTO ME DEU UMA IDEIA, ja que esta tudo determinado, vou viver a vida a vontade, claro, a vontade de Deus que determinou tudo. PARE, PENSE...SERÁ QUE NOSSO DEUS FARIA ISTO CONOSCO. CLARO QUE NÃO, NOSSO DEUS NÃO NOS INDUZIRIA AO ERRO, NUNCA. O mundo sim, este é cruel. Um abraço do UM NOVO CAMINHO.





















ACAMPAMENTO DE CARNAVAL 2009

ACAMPAMENTO DE CARNAVAL 2009

CARNAVAL 2009

CARNAVAL 2009

FAZENDO O KILO

FAZENDO O KILO

TOTUS TUUS IESUS-18/07/09

TOTUS TUUS IESUS-18/07/09
ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO NA COMUNIDADE SANTA LUZIA EM MANHUAÇU, PARTICIPE, AS 19HS

CARNAVAL 2010 EM MANHUAÇU

CARNAVAL 2010 EM MANHUAÇU
RETIRO DE CARNAVAL

CARNAVAL 2010 É EM MANHUAÇU

CARNAVAL 2010 É EM MANHUAÇU
VENHA ESTAR CONOSCO ....VENHA ESTAR CONOSCO.

ACAMPAMENTO DE CARNAVAL 2010

ACAMPAMENTO DE CARNAVAL 2010
VEM SER FELIZ COM A GENTE.

3º RESTAURA O MEU POVO - ACAMPAMENTO DE CARNAVAL 2010....

3º RESTAURA O MEU POVO - ACAMPAMENTO DE CARNAVAL 2010....
FOTOS ACAMPAMENTO DE CARNAVAL REALIZADO NOS DIAS 13/14/15/16 DE FEVEREIRO DE 2010 NO CENTRO PASTORAL BOM PASTOR EM MANHUAÇU. FOI PERFEITO COMO DEUS QUIZ. A VONTADE DE DEUS FOI FEITA, AMEM.

FOTO 01

FOTO 01

FOTO 02

FOTO 02
ALGUMAS PESSOAS DA COMUNIDADE JAVE CHAMMA.

FOTO 03

FOTO 03

FOTO 04

FOTO 04

FOTO 05

FOTO 05

VIA SACRA E ADORAÇÃO UNC E ALIANÇA ETERNA

VIA SACRA E ADORAÇÃO UNC E ALIANÇA ETERNA
VIA SACRA E ADORAÇÃO NO SANTO ANTONIO EM 27/03/2010

FOTO VIA SACRA 01

FOTO VIA SACRA 01

FOTO VIA SACRA 02

FOTO VIA SACRA  02

FOTO VIA SACRA 03

FOTO VIA SACRA 03
COMUNHÃO

NOITE DO PIJAMA, FOI 10

NOITE DO PIJAMA, FOI 10

TOTUS TUUS IESUS 31/07/10

TOTUS TUUS IESUS 31/07/10

FOTO TOTUS 01

FOTO TOTUS 01

FOTO TOTUS 02

FOTO TOTUS 02

FOTO TOTUS 03

FOTO TOTUS 03

FOTO TOTUS 04

FOTO TOTUS 04